IMG-20210610-WA0060.jpg

Inovação na Agricultura e já Disponível!

Nossa tecnologia e produtos se diferem dos produtos biológicos encontrados atualmente no mercado, pois trabalhamos com a transferência de uma microbiota intimamente ligada as células vivas da planta receptora, reestabelecendo rapidamente o equilíbrio microbiano da planta cultivada, principalmente em condições de estresse biótico. 

Os produtos biológicos hoje existentes no mercado, visam promover um efeito de inundação do sistema solo-planta com microrganismos específicos conhecidos à luz da ciência atual. Entretanto, nossos produtos têm por princípio tentar reestabelecer o equilíbrio microbiano do ambiente de produção através de técnicas de inundação biológica, com a aplicação sequencial de altas concentrações de unidades formadoras de colônia.

A Tecnologia

Os resultados das nossas pesquisas mostram que o uso do inóculo de um consórcio de bactérias potencializa o desenvolvimento das plantas. 

Caracterizamos a comunidade bacteriana na parte aérea e na rizosfera de plantas de soja adultas saudáveis cultivadas em dois solos com manejo diferencial. Em seguida, essas comunidades foram transplantadas para sementes para avaliar seu efeito no desenvolvimento das plântulas. As comunidades bacterianas de plântulas de soja inoculadas foram avaliadas por meio de sequenciamento de amplicon 16S rRNA e o crescimento das plântulas foi medido. A diversidade no inóculo do consórcio bacteriano preparado a partir da rizosfera foi maior do que na parte aérea. Porém, a aplicação de consórcio bacteriano em plântulas não influenciou na diversidade. A comunidade bacteriana resultante de plântulas inoculadas com consórcio bacteriano apresentou enriquecimento de grupos específicos promotores de crescimento de plantas,

 

As funções potenciais previstas mostraram um aumento da abundância de funções relacionadas à proteção e nutrição de plantas. A aplicação de consórcio bacteriano da parte aérea de plantas de soja cultivadas em solo com histórico anterior de cultivo de soja aumentou o comprimento da radícula da plântula, o comprimento do hipocótilo e o peso seco total em 44%, 30% e 29%, respectivamente.

 

Nosso estudo mostrou que a seleção de um consórcio de micro-organismos nativos como inoculantes é uma abordagem potencial para aumentar o uso e os impactos dos microrganismos benéficos para as plantas no crescimento das plantas e possivelmente na produtividade. 

Ecossistemas

Utilizamos probióticos vegetais em culturas de importância agrícola advindos de plantas sadias de mesma espécie. 

Essa tecnologia propõe um novo conceito agrícola, através da oferta de uma linha de produtos diversos para diferentes culturas, compostos por extratos vegetais retirados de plantas sadias por um processo inovador, capazes de melhorar o desempenho produtivo das lavouras, sem impactos ambientais.

Quais plantas podem ser beneficiadas com a nossa tecnologia? 

Nossa inovação tecnológica tem como pilar a especificidade microbiológica de cada espécie. Portanto, desenvolvemos produtos únicos para cada cultura agrícola. Até o momento, já obtivemos resultados em escala nas culturas de Soja, Milho, Trigo, Feijão, Batata, Tomate e Cenoura. Todas com ganhos de produtividade acima de 10%, além de melhor sanidade de plantas, indicando um potencial para redução de uso de agroquímicos.

Inovação

A tecnologia desenvolvida pela RevBio em parceria com Embrapa, se fundamenta no princípio da especificidade da espécie vegetal cultivada com o seu nicho microbiológico intimamente relacionado às células vivas dessa planta, através de um extrato do conteúdo celular advindo de plantas vivas, capaz de inocular, com microrganismos benéficos, outras plantas de mesma espécie, conferindo-as maior tolerância às condições adversas de cultivo.

Dessa forma, o trabalho desenvolvido até o momento, culminou na criação de uma linha de produtos inovadores, advindos de plantas sadias capazes de promover o recrutamento de microrganismos benéficos em futuras plantas de mesma espécie cultivadas em ambientes desequilibrados ou com estresse biótico.

Agro-Inteligência

Durante nosso trabalho coletamos dados que comprovam a eficiência do uso da nossa tecnologia e servem como base para a inteligência do agronegócio. Alguns índices apurados:

  • Produtividade: de 10% a 33% de aumento

  • Qualidade de Produtos Olerícolas: Melhor padrão de tubérculos em batatas e Cenoura

  • Doenças Foliares: Menor incidência de doenças fúngicas

  • Ataque de Insetos: Resistencia ao ataque de lagartas nas culturas do milho e soja

  • Desenvolvimento Radicular: Melhor desenvolvimento radicular inicial

  • Área foliar da estrutura da planta: Melhor estruturação do crescimento da planta, com mais área foliar